Paranaguá da Gastronomia ao Ecoturismo


GASTRONOMIA
Preparo, sabor e aroma fazem do Barreado um prato especial. Venha experimentar e se encantar com a cultura desse prato que tem na sua história o principal atrativo: 20 horas de cozimento na panela de barro e é servido com arroz, banana e farinha de mandioca.
Peixe ou camarão? Um verdadeiro mar de delícias esperam o turista para degustar os pratos típicos que são servidos nos restaurantes da cidade de forma a la carte, porções e petiscos diversos que vão dar “água na boca”.

ECOTURISMO
O ecoturismo tem como uma de suas atividades principais a contemplação das belezas naturais de uma localidade e a preocupação dos seus envolvidos com a preservação ambiental. Paranaguá é um município considerado de alta importância para esse segmento turístico no Estado do Paraná, por suas áreas de mata atlântica, ilhas, praias, unidades de conservação e a serra do mar.


Entre as ilhas, localizadas na maior baía do Estado, a Baía de Paranaguá, e consideradas turísticas, a de maior destaque é a Ilha do Mel, com mais de 2.700 hectares de área. Desse total, 20% é reservado para a visitação pública e o restante foi transformado em reserva ecológica para proteção do patrimônio natural. Voltada à educação ambiental, pesquisas e preservação do palmito, os turistas podem conhecer a Floresta Estadual do Palmito, com infraestrutura composta de museu, trilhas, lanchonete, viveiro e loja de artesanato.
Além disso, há ainda a Ilha da Cotinga, lugar em que os primeiros colonizadores do Paraná desembarcaram e a Ilha dos Valadares, reconhecida principalmente por ser palco de apresentações de Fandango e pelo Barreado, a dança e o prato típico de Paranaguá. Entre os atrativos menos frequentados, mas de grande beleza, estão também a Cascata da Quintilha, formada pelo rio Brejatuba e com 40 metros de altura, e o rio Itiberê, referência na história de Paranaguá e que possui cerca de 2 km navegáveis.
Para percorrer esses atrativos existem duas alternativas, através de passeios realizados por barco ou trem. O passeio de barco sai da Rua da Praia em direção às ilhas da Baía de Paranaguá, possibilitando ainda a visualização do Porto de Paranaguá e dos manguezais preservados em sua costa. Já o percurso com trem é feito de Curitiba ao litoral por uma ferrovia de 110 km de extensão, construída no século XIX, e que permite a observação dos elementos de flora e fauna na serra do mar.


Comentários