Maria Fumaça pelas ferrovias de Curitiba e região Metropolitana
Devido ao sucesso e grande repercussão, principalmente entre as
crianças. a programação de passagem da Maria Fumaça pelas ferrovias de Curitiba
e região Metropolitana foi prorrogada para mais dez dias. Com último roteiro
programado inicialmente para quinta-feira, a Maria Fumaça Mallet 204 agora vai
ficar até o dia 18 de dezembro e depois ainda segue para Morretes e Paranaguá.
A circulação ocorre sempre entre 17h e 20h.
Desde a última sexta-feira (1º), moradores de Curitiba se acumulam no
entorno da linha férrea para ver passar uma locomotiva movida a vapor toda
decorada com luzes de LED e adereços de Natal.
Depois de 70 anos, a Maria Fumaça Mallet 204 voltou neste ano a passar
nas ferrovias paranaenses como parte das celebrações do Natal.
Segundo a coordenadora de Relações Sociais da Rumo, Carmen Maron, a
repercussão ultrapassou o esperado.
“A gente esperava uma repercussão. Não do tamanho que alcançou.
Estamos sabendo, inclusive, de caravanas de outros estados que estão vindo para
Curitiba para ver a Maria Fumaça iluminada. Ontem [segunda] nós tivemos uma
repercussão lá no [bairro] Cachoeira que foi uma coisa fantástica. Acho que 90%
da população local estava participando. Homenagens a gente tem recebido. Uma
repercussão muito além da esperada”, conta.
Nos próximos dias, a Maria Fumaça passa por alguns bairros de
Curitiba, como Vila Oficinas, Cajuru e Capão da Imbuia, mas vai circular
principalmente pelos centros de Pinhais e Piraquara, na região metropolitana.
Nesta quarta-feira (6), a empresa Rumo deve divulgar o novo cronograma
válido até o dia 18. Normalmente, a locomotiva começa o trajeto na sede da
empresa Rumo, na Vila Oficinas, sempre por volta 17h e circula pelos
bairros até pouco depois das 20h, em uma velocidade média de 20
quilômetros por hora.
“Pode ser que aconteça algum atraso. Como a gente tem o trem de carga
que precisa passar, a gente tem que conciliar os horários. Devido a isso pode
ser que ela sofra alguma alteração, por isso a gente nunca passa o horário
fechado, sempre ‘em torno de tal horário”, afirma.
A Maria Fumaça, que foi restaurada pela Associação Brasileira de
Preservação Ferroviária em parceria com a Rumo, é a única do clássico modelo
Mallet 204 em circulação na América do Sul. Desde abril deste ano, a locomotiva
esteve em Rio Negrinho, em Santa Catarina, onde realizou passeios turísticos
sob a coordenação da Associação de Preservação Ferroviária.
Embora a locomotiva tenha dois vagões livres, não é possível embarcar
no passeio. A Rumo não tem autorização para transportar passageiros. Para saber
a hora exata é preciso ficar atento ao apito, característico da década de 40.
O som característico da Locomotiva movida a madeira de reflorestamento
de eucalipto e água é o sinal para que centenas de pessoas se acumulem no
entorno da linha férrea.
A empresa alerta porém para medidas de segurança, como respeitar uma
distância mínima da linha do trem e não parar veículos nas proximidade.
ParanáPortal
Comentários
Postar um comentário