Lideranças do setor unem forças para aumentar a captação de eventos

O Instituto Municipal de Turismo, em parceria com o Sebrae/PR, deu mais um passo para a elaboração da política de captação e realização de eventos geradores de fluxo turístico da cidade. Uma oficina foi realizada nesta quarta-feira (1/8) na sede do Sebrae, em Curitiba.

O encontro teve a participação do mediador Gabriel Pesce, que tem mais de 22 anos de experiência em gerenciamento de processos em empresas privadas e órgãos públicos. Participaram representantes do Sebrae, Senac, Sesc, Curitiba Convention & Visitors Bureau, Instituto Municipal de Turismo, Atlético Paranaense, Coritiba, da Abrajet/PR, Rede Empresarial do Centro Histórico de Curitiba, Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade e de empresas privadas ligadas ao setor de eventos na cidade.

"Encontrar solução sozinho é muito mais difícil do que buscar acertos com a participação de várias pessoas pensando juntas. É o que está sendo feito aqui. Muitas pessoas diretamente ligadas à captação e realização de eventos na cidade estão reunidas em busca de melhorias para o setor”, destacou Pesce.

O encontro começou com uma breve apresentação da presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra, sobre as ações já realizadas pela gestão municipal de incentivo ao segmento. “Esse é um importante processo de posicionamento de Curitiba entre os top destinos de eventos no país. A cidade conta com qualificada estrutura para atender as demandas do mercado, mas para garantirmos a competitividade é necessário sempre provocarmos debates que fortaleçam a integração, bem como diretrizes para alcançarmos os objetivos propostos ”, afirmou Tatiana.

Na reunião os participantes falaram sobre pontos positivos e deficiências da cidade no processo de captação e realização de eventos e sobre as oportunidades que o mercado oferece. A partir desse diagnóstico foram definidos os objetivos estabelecidos no plano de trabalho da comissão.

“Essa política é o caminho que vai definir qual a estratégia a ser seguida para trazer mais eventos para Curitiba, sejam eles congressos e feiras, eventos esportivos ou culturais. Temos que somar esforços da iniciativa pública e privada nesse processo. Todos ganham”, afirmou a coordenadora estadual de turismo do Sebrae/PR, Patrícia Albanez.

Do encontro será elaborado um documento que vai servir como minuta para a política de captação e realização de eventos geradores de fluxo turístico na cidade. Esse documento será validado pelo Comtur e depois segue para os tramites legais.

Medidas já adotadas
Para tornar a cidade mais competitiva e ampliar a captação de eventos, foi sancionada a Lei Complementar nº 107, que reduziu a alíquota de ISS de 5% para 2% para congressos, feiras e shows.

Outra medida foi a elaboração de um guia de espaços para eventos, com informações para ajudar produtores que pretendem trabalhar em Curitiba e o Decreto nº 25/2018, que possibilita que terceiros usem espaços públicos municipais para atividades específicas e transitórias.AMN 

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