ITAMBÉ - 25/07



Itambé é um Município da Região Metropolitana de Maringá, no Estado do Paraná, no Brasil.
A palavra "Itambé" é de origem tupi e significa "Pedra Afiada", através da junção de i'tá (pedra) e aim'bé (afiada)
Em 1946, com o traçado urbano do patrimônio, surgiu o povoado, paralelo a lavouras de café e cereais. Toda esta área foi dotada de boas estradas, colocando as propriedades rurais e fácil comunicação com os centros urbanos, permitindo rápido escoamento das safras agrícolas. Não demorou muito e outras famílias aportaram em solo itambeense, descendentes de alemães, espanhóis, japoneses, sírios, italianos e poloneses que encontrando condições favoráveis e especiais, resolveram fixar-se.
Criado através da Lei Estadual 4 245, de 25 de julho de 1960, foi instalado em 30 de novembro de 1961, sendo desmembrado dos municípios de Marialva, Bom Sucesso e São Pedro do Ivaí.
Itambé está localizado no grande bloco continental do Planalto do Tropp do Paraná, que se estende a oeste do Rio Tibagi, entre os Rios Paranapanema e Ivaí, até o Rio Paraná, que é denominado Planalto de Apucarana.
O Norte do Paraná tem privilégio da qualidade dos solos que foi um dos fatores predominantes na sua ocupação. Na região os solos apresentam-se profundos, bem desenvolvidos e com alta fertilidade, latossolo roxo eutrófico, a moderado, textura argilosa, terra roxa estruturada, dando origem a um relevo suavemente ondulado. A geologia local é composta por rochas basálticas, datam o Período Cretáceo da era Mesozoica.
A vegetação original se desenvolveu com exuberância sobre o solo fértil, dando origem à vegetais de grande porte, como perobas, cedros, canelas, imbuias, entre outras.
Possui uma área de 243,821 km², sua população estimada em 2014 era de 36 256 habitantes.

Parabéns ao Município de Itambé pelos seus 60 anos.

Comentários