Município de Medianeira (Paraná)

Município de Medianeira - 28/07


Medianeira é um município brasileiro localizado no oeste do Estado do Paraná. Sua população, conforme estimativa do IBGE de 2018 era de 45 812 habitantes.
A origem etimológica do nome do município é religiosa. O nome é uma homenagem a Nossa Senhora Medianeira, padroeira do município. De acordo com o etimologista Aquilino Ribeiro, a etimologia do termo "Medianeira" pode ter o significado de aliada, árbitra, protetora ou ainda que intercede (intervém) a favor de alguém.
A história do município de Medianeira começou quando teve seu território movimentado a partir do século XIX. Naquela época, houve a construção da Colônia Militar do Iguaçu no dia 23 de novembro de 1889. O autor do projeto foi o engenheiro militar José Joaquim Firmino.
O Território Federal do Iguaçu foi criado por força do Decreto-Lei Federal nº 5.812, de 13 de setembro de 1943. Durante a criação do então território federal, o território municipal de Medianeira começou a fazer parte da nova unidade federativa. Mas com a extinção do território federal no ano de 1946, Medianeira começou a integrar de novo o atual Estado do Paraná.
A colonização do núcleo originou o atual município de Medianeira. Ela foi feita pela empresa Industrial Agrícola Bento Gonçalves. Esta companhia teve a idealização dos empresários Alberto Dalcanale, Luiz Dalcanale e Alfredo Paschoal Ruaro. Os três empresários foram os fundadores da Pinho e Terras. A empresa Pinho e Terras foram fundadas em terras compradas na antiga área de influência da família Matte. Em 1918, a família Matte requereu e conseguiu a concessão de milhares de alqueires de terras naquela região.
O povoamento foi baseado em migração vinda do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A migração gaúcha e catarinense foi incentivada pela propaganda paulista "Marcha para o Oeste". A finalidade desta propaganda migratória era a acomodação da mão-de-obra sulista que passava dos limites. Como o povoado foi sendo construído e teve crescimento, em 31 de julho de 1952, por força da Lei nº 99, foi transformado em Distrito Administrativo. Desde então, passou a integrar como distrito do território municipal de Foz de Iguaçu.
Por força da Lei Estadual nº 4.245, de 25 de julho de 1960, Medianeira foi transformado em município. A legislação sobre a emancipação política do município é de autoria do então governador do Paraná da época, Moysés Lupion de Tróia. De acordo com a legislação, o território de Medianeira foi desmembrado do município de Foz do Iguaçu. O município foi oficialmente instalado no dia 28 de novembro de 1961. Por ocasião daquela instalação oficial, tomou posse como primeiro prefeito municipal, o senhor Ângelo Da Rolt, o Presidente da Câmara Municipal e os respectivos vereadores, eleitos em voto popular.
Um dos marcos da cidade é o Festival da Carne Suína, que existe no município desde 1996, ocorrendo todos os anos sempre no mês de agosto. O Festival conta sempre com a presença de emissoras de televisão da região e também algumas de rede nacional. A corrida do porco ocorre sempre na Praça Ângelo Darolt, e após a corrida temos o grandioso almoço de carne suína que ocorre no Pavilhão da Igreja Matriz de Medianeira.

Parabéns ao Município de Medianeira pelos seus 60 anos.

Comentários